Alquimistas mantinham rituais como Cabala e Magia.
A palavra Alquimia é derivada da palavra árabe al-khimia que significa química, ou seja, era a química praticada na Idade Média, foi a ciência precursora da química e da medicina. O principal símbolo da Alquimia é a borboleta, em virtude do efeito da metamorfose (mudança).
Os alquimistas acreditavam na existência de quatro elementos básicos (fogo, ar, terra e água). Segundo eles todos os metais evoluem até se tornar ouro, devido a esse pensamento os alquimistas buscavam acelerar este processo em laboratório por meio de experimentos com os quatro elementos.
Os principais objetivos dos alquimistas eram:
1- Transmutação: transformar metais comuns (chumbo, cobre) em preciosos, como ouro ou prata;
2 - Medicina: criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças;
3 - Transcendência: descobrir um elixir que conduziria à imortalidade.
Além da transmutação dos metais inferiores em ouro e da obtenção da chave para a imortalidade (elixir da longa vida), os alquimistas estavam empenhados na descoberta da pedra filosofal, a qual iria desencadear as demais buscas. Nos laboratórios desses cientistas não se via só as experiências químicas, mas também uma série de rituais, como partes de Cabala e da Magia.
Apesar de inúmeros esforços os alquimistas nunca conseguiram produzir ouro.
Os alquimistas eram considerados pessoas de hábitos estranhos em razão de a alquimia ser uma arte oculta, a prova disso é que passavam horas e horas contemplando uma planta. Contudo, a simples observação da natureza, juntamente com experiências e descobertas, levaram a novas substâncias e instrumentos que são muito úteis para a evolução da ciência
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Sou Químico com muito orgulho!!!!
"QUÍMICO não come, combina: proteína+carboidrato+vitamina. QUÍMICO não cheira, faz cromatografia nasal. QUÍMICO não saliva, secreta enzimas. QUÍMICO não respira, quebra carboidratos. QUÍMICO não olha analisa. QUÍMICO não elogia, calcula rendimentos. QUÍMICO não escreve, faz fluxogramas. QUÍMICO não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária. QUÍMICO não facilita discussões, cataliza substratos. QUÍMICO não admite algo sem resposta, analisa a reação. QUÍMICO não fala, coordena vibrações nas cordas vocais. QUÍMICO não pensa, tem reações neuroeletroquímicas. QUÍMICO não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente. QUÍMICO não chora, produz secreções lacrimais ce alto teor salino. QUÍMICO não espera retorno de chamadas, espera feedbacks. QUÍMICO não se apaixona, sofre reações químicas."
Assinar:
Postagens (Atom)